Nutrição

O acompanhamento nutricional é essencial no pré e pós-operatório de qualquer tipo de cirurgia bariátrica e metabólica.

No pré-operatório são corrigidas deficiências nutricionais que contribuem para uma melhora do estado de saúde do paciente. Além disso, caso necessário, é trabalhado uma perda de peso para melhor desempenho cirúrgico. O acompanhamento nutricional pré-operatório é o início da mudança de hábitos alimentares do paciente (como, por exemplo, escolhas alimentares adequadas e mastigação correta). Facilitando, assim, o processo de reintrodução alimentar no pós-operatório.

No pós-operatório imediato é feita a reintrodução alimentar respeitando uma sequência de volume e consistência adequada, de acordo com a técnica cirurgia realizada. Inicia-se com uma dieta líquida, em seguida passa à liquidificada, pastosa, branda, para, em fim, uma dieta completa (alimentos cozidos e crus). Esse processo demanda alguns meses e a evolução dependerá de cada paciente individualmente.

O acompanhamento nutricional periódico é muito importante para que seja feita a correta reposição nutricional (vitaminas, minerais e proteínas, por exemplo) e com isso controlar ou evitar efeitos adversos (como queda de cabelo, náuseas, perda de massa muscular..).

A cirurgia bariátrica e metabólica proporciona diversos benefícios ao paciente, porém para o sucesso do tratamento é necessário o acompanhamento periódico da equipe multidisciplinar.

×