Bypass ou Gastrectomia com Desvio Intestinal

O bypass gástrico é um tipo de cirurgia bariátrica indicado para pacientes com obesidade de grau elevado ou associada a outras doenças. A técnica, que também é conhecida como Gastroplastia em Y de Roux ou gastrectomia vertical com desvio intestinal.

Nesse método, realiza-se 2 processos que visam a perda de peso:

  • Redução da capacidade do estômago entre 10-15 x (1.500ml para 50-100ml)
  • Desvio dos alimentos por uma parte do intestino (reduz a absorção de calorias).

Indicação do bypass gástrico

Qualquer tipo de cirurgia bariátrica só é indicado quando se constata intratabilidade clínica do paciente por, pelo menos, dois anos. No caso do bypass gástrico, ele é normalmente sugerido para pacientes com:

IMC acima de 40 (equivalente a obesidade grau 3 ou obesidade mórbida)

IMC entre 35 e 40 (equivalente a obesidade grau 2) com comorbidades associadas, incluindo hipertensão, diabetes, dislipidemia, esteatose hepática, doença coronariana, DRGE, pedra na vesícula, asma, varizes,…

O paciente deve passar por avaliação com nutricionista, psicólogo, clinico ou endócrino e ainda algum profissional que o cirurgião julgar necessário.

Tempo de internação e emagrecimento

Em geral, a internação para o procedimento de bypass gástrico costuma levar de dois a três dias. Já a cirurgia dura entre uma 1h e 1h30 e é feita por videolaparoscopia na grande maioria dos casos – o que torna o procedimento menos invasivo e permite uma recuperação mais rápida.

Após sua realização, é esperada uma perda de peso cerca de 75 % do excesso de peso do paciente no decorrer de aproximadamente um ano.

Pós operatório

É fundamental que o paciente faça um acompanhamento pós-operatório adequado com uma equipe multidisciplinar especializada nesse tipo de cirurgia. Assim, ele poderá usufruir dos benefícios do procedimento de forma saudável e sem abrir mão de seu bem-estar.

 

×